Meu Tio (Mon Oncle 1958)

Meu Tio (Mon Oncle 1958)

Título No Brasil: Meu Tio
Título Original: Mon Oncle
Diretor: Jacques Tati (1907-1982)
Gênero: Comédia, Drama
Classificação: Livre
País: França
Ano: 1958

Elenco:

Jacques Tati
Jean-Pierre Zola
Adrienne Servantie
Alain Becourt

Sinopse:

Gerard (Alain Becourt) vive em uma mansão futurista. Sua vida é excessivamente organizada e aborrecida. Com a chegada de seu tio, Monsieur Hulot, que é sonhador e cheio de fantasias, sua rotina muda completamente. Os dois acabam se tornando grandes companheiros, o que desagrada muito ao pai de Gerard, que quer evitar a "má" influência de Hulot.

// ********************

Em MEU TIO, Jacques Tati mistura cor, humor e poesia para obter sua obra-prima. Esse grande clássico do cinema francês apresenta o personagem símbolo do cineasta, o inconformista Monsieur Hulot (espécie de Carlitos de Tati, sem bengalinha, mas sempre com cachimbo), interpretado pelo próprio diretor em diversos de seus filmes. Terceiro longa-metragem de Tati, MEU TIO mostra quem é Hulot, onde mora e trabalha e quem são seus parentes. Hulot é a alegria do sobrinho Gérard (Alain Becourt), um garoto de 9 anos sufocado pelo ambiente familiar dominado pelo pai, o senhor Alpel (Jean-Pierre Zola), um industrial do setor plástico obcecado por organização e limpeza. A casa dos Arpel é um exemplo de ordem e funcionalidade. Por dentro ou por fora, tudo nela é impecavelmente novo e moderno. Nessa casa repleta de inovações tecnológicas, o menino nada pode fazer que não seja automaticamente previsto. Sua mãe, senhora Arpel (Adrianne Servantie), a limpa e a arruma constantemente. Com a chegada de Hulot, cuja personalidade e comportamento se situam no exato oposto aos dos Arpel, tudo muda. Ele representa o fôlego de liberdade infantil e caótica, a pitada de aventura de que o sobrinho necessitava, e assim não tarda a conquistar-lhe a confiança, o que deixa o metódico patriarca enciumado. Senhor Arpel não descansará até eliminar essa ameaça à rotina asséptica em que vive. Em 1958 MEU TIO ganhou o prêmio especial do júri de Cannes, além do Oscar de filme estrangeiro.
Fonte: http://www.pandorafilmes.com.br/filmes/meu-tio/ 

Meu Tio (Mon Oncle 1958)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Cor Púrpura (The Color Purple 1985)

Uma Adolescente De Verdade (Une Vraie Jeune Fille 1976)

Série: OZ - A Vida É Uma Prisão (OZ 1997-2003)