Baixo Gávea 1986

Baixo Gávea 1986

Título: Baixo Gávea
Diretor: Haroldo Marinho Barbosa
Gênero: Drama
Classificação: 16 Anos
País: Brasil
Ano: 1986

Elenco:

Lucélia Santos .......... Clara Maria
Louise Cardoso .......... Ana / Mário de Sá Carneiro
Carlos Gregório .......... Rui / Fernando Pessoa
Milton Dobbin .......... Luiz
Lorena Da Silva .......... Lia
José Wilker (1944-2014) .......... Maluco da bomba
Carlos Wilson .......... Trindade
Wilson Grey .......... Wilson
Roberto Jabor .......... Namorado de Luiz
Dirce Migliaccio .......... Mãe de Clara
Odilon Wagner .......... Analista
Analu Prestes .......... Esposa de Rui
Paschoal Villaboim .......... Manolo
Lyscia Braga .......... Lúcia "Lucinha"
Tiana Tavares .......... Moço na rua
Vicente Barcellos .......... Hare Khrishna

Sinopse:

Clara (Lucélia Santos) dirige os ensaios de uma peça teatral sobre Fernando Pessoa ao mesmo tempo que busca constantemente o homem correto e o amor da sua vida. Uma das atrizes é a homossexual Ana (Louise Cardoso), que interpreta o poeta Mário de Sá Carneiro. Ela é amiga e confidente de Clara com quem divide um apartamento. Clara não percebe o amor de Ana, apaixonada por ela, que sempre a ajuda a recuperar-se das decepções. Ao contrário do personagem Sá Carneiro, poeta do decadentismo, do saudosismo, do metafísico e do vago, Ana é o lado pragmático de Clara, que por muitas vezes traz uma visão desiludida como se fosse a do próprio Fernando Pessoa, que pode estar associada aos conceitos dos heterônimos do poeta. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Baixo_G%C3%A1vea

// ********************

As inquietações de duas jovens cariocas que moram juntas e tentam montar uma peça sobre o poeta português Fernando Pessoa. Lucélia Santos é Clara, a diretora da peça, numa constante busca pelo homem correto, pelo amor na sua vida, e Louise Cardoso é Ana, uma das protagonistas da peça, e interpreta o poeta Mário de Sá Carneiro. Ao longo do filme, Clara conhece pessoas sempre na busca pelo homem da sua vida, não vendo o amor de Ana, apaixonada por Clara, mas que sempre a ajuda a recuperar-se das decepções. Ao contrário de Mário de Sá Carneiro, poeta do decadentismo, do saudosismo, do metafísico e do vago, Ana é o lado pragmático de Clara, que por muitas vezes traz uma visão desiludida como se fosse a do próprio Fernando Pessoa, uma visão que pode estar associada aos conceitos dos heterônimos de Fernando Pessoa. Fonte: https://filmow.com/baixo-gavea-t17720/

// ********************

Clara é uma jovem mulher de teatro que divide seu tempo entre os ensaios, à tarde, dirigindo uma peça sobre a vida do poeta Fernando Pessoa, e à noite, do Baixo Gávea, onde procura resolver seus angustiantes problemas afetivos. Divide uma pequena casa com Ana, amiga e atriz, irreverente e debochada, que vive na peça o papel de Mário de Sá Carneiro, o grande companheiro de aventura de Pessoa.
As noites na Gávea são quentes e tumultuadas, todos saem às ruas com a esperança única de encontrar amor, e as conversas cruzadas dos bares são surpreendentes e reveladoras. Lia é a mais jovem das três amigas, ainda ingênua, mas talentosa, vive todos os papéis femininos da peça.
Para Clara, a beleza e intensidade de emoção que consegue com suas companheiras em certos momentos da cena funciona como verdadeiro refúgio para as agruras da outra vida, a real.
Clara sofre com a falta de amor e, após sucessivas e fracassadas tentativas com "homens errados", ela, um dia, tem um sonho muito forte com Rui, um ex-ator que volta aos palcos para viver Pessoa, acordando súbita e estranhamente apaixonada.
Apesar dos esforços de Ana, que sempre com humor, procura chamá-la à razão, Clara joga-se inteira numa aventura improvável, acreditando ter, enfim, encontrado o que buscava.
Aproxima-se a estreia e o longo definhar de Pessoa no palco coincide com a esfuziante alegria de Clara em sua cega paixão por Rui. Quando, finalmente, ele se revela um canalha, a decepção de Clara colide com a magnífica e ovacionada pré estreia de "Uma Aventura em Lisboa", e os sentimentos múltiplos que se cruzam no palco, nos bastidores e na plateia são vividos por Clara com especial intensidade. Com o coração partido, mas feliz com os resultados de sua arte, Clara volta aos bares da Gávea e à sua incansável busca de amor. Fonte: https://cinemateca.org.br/

Baixo Gávea 1986

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor Por Direito (Freeheld 2015)

Retratos Fantasmas 2023

Ainda Estou Aqui 2024